terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Reflexão Pessoal

Opinião Pessoal

Para aqueles que como eu, ainda não eram nascidos nesta data histórica é difícil imaginar e até compreender como era complicada a vida naquela época. Hoje em dia os jovens nem sequer pensam ou mostram interesse por esta questão pois para eles tudo é bem mais fácil. eles já nasceram numa época em quase tudo lhes é permitido, numa época em que os seus direitos e deveres estão perfeitamente estipulados e "do seu lado". Não tiveram que lutar como os nossos pais e avós pela sua liberdade e pelos seus direitos. É graças aos nossos pais e avós, e graças ao facto de eles se terem revoltado contra o regime de Salazar que hoje vivemos numa sociedade democrática, uma sociedade onde os nossos direitos são respeitados, uma sociedade melhor na qual nos é permitido expressar abertamente a nossa opinião; onde nos é permitido escolher e votar no partido político que achamos ser o melhor para defender os nossos interesses e que é o melhor para estar à frente do nosso país, sem termos medo de sermos reprimidos ou torturados; uma sociedade onde homens e mulheres, brancos ou negros, cristãos ou judeus são todos iguais perante a lei; uma sociedade onde as mulheres deixam de ser meros objectos e escravas do trabalho doméstico e conquistam um lugar na sociedade. Enfim uma sociedade democrática que pode não ser perfeita mas que é sem dúvida muito melhor do que a ditadura que reinou no nosso país entre 1928 e 1974.
Portugal hoje vive numa Democracia Representativa, ou seja somos nós cidadãos que através do direito de voto elegemos representantes que governam e tomam as decisões por nós tendo em conta o melhor para o país, ao contrário do que acontecia no regime ditatorial onde os interesses do Estado eram sobrepostos aos interesses do país e dos cidadãos. Na minha opinião é verdade que actualmente nem tudo é um mar de rosas e que o nosso governo nem sempre toma as decisões mais correctas. Mas o que é preferível, viver nesta sociedade democrática em que ainda temos o direito e o dever de participar na vida política do nosso país ou ter continuado a viver no regime ditatorial em que vivíamos onde éramos obrigados, através de repressão a votar num partido único, partido esse que governava tendo em conta os seus superiores interesses?
A resposta é óbvia, para mim esta revolução foi sem dúvida algo de muito boa para a nossa sociedade, e se é um facto que ainda não vivemos numa sociedade democrática perfeita temos que pensar que a Democracia é algo ainda muito recente no nosso país, esta existe apenas há 35 anos o que pode parecer muito tempo mas não é.

Sem comentários: