terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Ditadura em Portugal


- Surge em Portugal a 28 de Maio de 1926 e só viria a terminar a 25 de Abril de 1974.

- A sua implementação em Portugal ficou a dever-se à complicada situação económica, social e política que se vivia em Portugal desde 1910.

- Situação que se agravou com a participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial.

- Em 1928 António de Oliveira Salazar tornou-se Ministro das Finanças e com a aplicação de uma severa política económica, consegue equilibrar a situação económica e financeira de Portugal.

- Em 1932 Salazar torna-se Presidente do Conselho de Ministros e em 1933 põe fim á ditadura militar que se vivia em Portugal, instaurando um novo regime que ficou conhecido como Estado Novo.

- Este regime possuía algumas características em quase tudo idênticas ao regime fascista, mas apesar disso nunca se assumiu como tal.

- A 8 de Outubro de 1945 surge uma organização política de seu nome MUD - Movimento de Unidade Democrática que se opõe e faz frente ao regime ditatorial.

- O MUD apesar de criado com a autorização do governo foi ilegalizado em Janeiro de 1948 pois em pouco tempo consegui uma grande adesão, tendo sido por isso considerado uma ameaça para o regime.

- Apesar da sua extinção em 1948 o MUD ainda apoia a candidatura do General Norton de Matos ás eleições legislativas. O mesmo viria a desistir mesmo antes das eleições devido á forte repressão.

- Após as eleições muitos dos elementos do MUD são vítimas de actos de repressão, tendo sido detidos, interrugados e muitos acabaram mesmo por perder os seus cargos na função pública.

- Salazar governa de 1933 até 1968 altura em que é vitíma de um acidente e Marcelo Caetano é nomeado seu sucessor.

- Marcelo Caetano era de um lado mais liberal do regime mas apesar disso Portugal continua a viver numa ditadura.

- Marcelo Caetano aplica uma política reformista mas virada para a continuidade, ou seja, ele faz pequenas alterações no regime que dão uma ideia de maior liberdade mas aposta na continuação do regime ditatorial.

- Assim se mantém o regime até à sua queda no dia 25 de Abril de 1974.